Menu

Importação e Exportação de Frutas

X

Melão é originário da Ásia e da Àfrica e pertence à família das Cucurbitáceas. A variedade mais conhecida no Brasil é o melão de casca espessa amarelo-canário, com finas rugas e polpa macia, carnosa e branco-amarelada, com muitas sementes achatadas em seu centro.
 

O melão é uma fruta rica em vitaminas A, C e E  e ainda possui sais minerais, como cálcio, ferro, fósforo, pectina e fibras solúveis, que ajudam na formação dos ossos, dentes e sangue, além de controlarem os níveis de colesterol do sangue. Indicado para o calor ou regimes de emagrecimento, o melão apresenta 90% de água em sua consistência e cada 100 gramas de seu fruto oferecem apenas 29.9 calorias.
 

As sementes do melão, por serem oleosas, são usadas em alguns países para substituir amêndoas e pistaches. A casca não é comestível, mas pode ser usada como adubo. A cor e o sabor desta fruta variam de acordo com sua forma de cultivas.
 

O melão ajuda a reconstituir o organismo, podendo ser usado como suavizante em algumas inflamações, além de ser indicado contra doenças como reumatismo, cirrose hepática, gota, insuficiência hepática, cálculos biliares, prisão de ventre e uretrite.
 

O melão pode ser usado no acompanhamento de pratos salgados, sobremesas e sucos. Mas a melhor forma de consumo do melão é ao natural. O melão deve ser conservado em lugar fresco e arejado ou se já estiver maduro, deve ser armazenado em geladeira, mantendo assim suas propriedades por uma semana.