Menu

Importação e Exportação de Frutas

X

O Caju é uma fruta originária da América Tropical e é muito encontrado no norte e nordeste do Brasil. Rico em vitamina c e ferro, o caju ajuda na proteção do sistema imunológico e no combate ao estresse. Pode ser consumido tanto ao natural, como em sorvetes, sucos, doces, vinhos, xaropes, vinagres e licores.

O Caju é constituído em duas partes, o fruto, que é a castanha e o pseudofruto. O fruto, conhecido como castanha de caju é duro e oleaginoso e sua semente é consumida depois de se assar o fruto. Cada 100 gramas de caju possui apenas 37 calorias e grande quantidade de insumos.

Do caju aproveita-se quase tudo, suco, bagaço, castanha, e no caso das árvores, a casca, as folhas, as flores e até mesmo a madeira também é aproveitada pela grande quantidade de celulose. O suco de caju tem efeito diurético (estimula a produção de urina) e sudorífero (induz a transpiração).

A casca do caju é muito usada no tratamento de afta e infecções na garganta. Os benefícios do caju são recomendados para pessoas que sofrem de diabetes, eczema e reumatismo, além do combate a gripes e resfriados. A madeira também é aproveitada na construção civil, carpintaria, marcenaria entre outros.

Foi descoberto atualmente que o caju funciona como um grande aliado no cuidado com os dentes e também na luta contra a acne. A polpa do caju impede a proliferação das bactérias. Sendo o responsável por estes benefícios, o extrato do caju roxo, que usado na ortodontia evita a formação da placa bacteriana e em tratamentos estéticos, melhora as lesões da acne e controla a oleosidade da pele.